Daiane Scareli
Daiane Scareli

5 passos para montar um frigorífico

Mesmo com as oscilações de preços do mercado, a produção e comercialização de proteína animal ainda são muito promissores, e têm atraído centenas de investidores.

Mas, ter sucesso neste ramo depende de alguns cuidados básicos.

Confira abaixo 5 passos para montar um frigorífico:

1º Passo: Defina sua estratégia

Seja bovino, frango, suíno, aves, peixes, ou outros tipos de proteína animal, você precisa definir antes de tudo com qual produto irá trabalhar. Você pode atuar com uma proteína exclusiva ou mais de uma. Outro ponto também é estudar a localização mais adequada, tanto para a entrega de insumos como expedição de produtos. E por fim, definir quem serão seus clientes, definindo empresas que sejam interessantes para seu negócio.

2º Passo: Conheça a legislação

O segundo passo é levantar todas as exigências legais para funcionamento de um frigorífico, saber quais documentos são necessários para abertura, e também conhecer quais inspeções ele estará sujeito. Vale ressaltar, que essa etapa é muito importante porque se trata de um produto muito sensível, e por isto, tanto o mercado interno quanto externo leva em conta as exigências.

3º Passo: Projete a estrutura

Com todas definições iniciais tomadas, o próximo passo é projetar a estrutura de acordo com o tamanho do seu negócio, observando, e principalmente seguindo todas as exigências legais já identificadas nas etapas anteriores. Com a planta da fábrica em mãos, o proprietário pode solicitar a aprovação junto ao Serviço de Inspeção adequado, que também varia de acordo com o tipo de negócio. Nesta etapa é aconselhável uma consultoria especializada para ajudá-lo no projeto.

4º Passo: Invista em equipamentos

O quarto passo poderá ser trabalhado ainda no projeto da estrutura, já que muitos equipamentos serão previstos justamente nesta fase. Vale ressaltar que muitos equipamentos também devem atender exigências legais dos órgãos de inspeção, e outros são indispensáveis para ter maior controle sobre a produção como software para gestão da produção.

5º Passo: Treine a equipe

Por fim, agora que você já está pronto para começar, falta um passo muito importante, o treinamento da equipe. Prepare e capacite-os para atuar com todas as etapas da cadeia produtiva, para lidar com os equipamentos, e para seguir as normas de funcionamento que serão frequentemente inspecionadas pelos órgãos reguladores. O sucesso do seu negócio depende da dedicação e do comprometimento de todos envolvidos.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção

Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato
    com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.