Todo ano são mais de 40 mil toneladas de alimentos desperdiçados no país, e segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maior parte do problema está na produção. Entre as principais causas estão as dificuldades de gestão, processos ultrapassados, linhas de produção ineficientes, falta de manutenção preventivas e corretivas de máquinas e equipamentos, entre outros. Na produção de alimentos isto não é diferente, as perdas também acontecem e podem trazer prejuízos para o seu negócio. Pensando nisto, nós listamos algumas dicas para evitar desperdícios:
Rastreabilidade
O método bastante comum no mercado de carnes permite a identificação do insumo, em todas as fases da cadeia produtiva, o que ajuda no controle de qualidade, detecção de sistemas de fraude, atendimento de demandas dos consumidores, obtenção de certificações, alinhamento com exigências do mercado interno e externo, e gera mais competitividade.
Manutenção dos equipamentos
A iniciativa antecipa possíveis falhas, identifica problemas, evita paradas emergenciais, e ainda garante a preservação da mercadoria e o cumprimento dos prazos de entrega. A manutenção dos equipamentos também aumenta sua eficiência, o que pode até diminuir o consumo de energia durante o funcionamento.
Controle de estoque
Toda empresa que tem em mãos números atualizados do seu estoque sempre sofrerá menos com perdas e desperdícios. O controle pode ser otimizado com sistemas de gestão e automação para o controle da produção, ferramentas que podem tornar essa atividade mais dinâmica e ágil, além de realizar a compilação dos dados de estoque para análise dos gestores.
Armazenamento adequado
A qualidade do ambiente de estoque tem implicação direta na sua conservação e nas perdas. Caso o ambiente seja inadequado, o estoque pode sofrer com constantes perdas.
Organização da logística
A refrigeração precisa ser adequada, bem como os respectivos equipamentos indicadores de temperatura e itens para manuseio capazes de operar nesse tipo de ambiente. Antes do transporte, as áreas isoladas para a preservação da mercadoria já devem ser determinadas, bem como o período em que cada item permanecerá dentro do veículo, que deve ser o menor possível.
Automatização de processos
E, por fim, uma das melhores formas de diminuir desperdícios na produção de alimentos é investindo na automatização de processos, o que pode trazer maior eficiência para cadeia produtiva, maior controle e menor custo.