Natalie Carvalho
Natalie Carvalho

TECNOLOGIA E AUTOMATIZAÇÃO PARA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, 2019).
Segundo dados divulgados pelo (IBGE), a aquisição de leite cru feita por estabelecimentos sob inspeção sanitária, totalizou um recorde de 25,5 bilhões de litros em 2020, um acréscimo de 2,1% em relação a 2019.

A maior parte da produção de leite no Brasil abastece milhares de laticínios que produzem manteiga, leite em pó, creme de leite, queijo, iogurte. Ao todo, a cadeia produtiva movimenta por ano, algo perto de 70 bilhões de reais.

Para manter a crescente produção de leite, a indústria de laticínios do Brasil vem investindo cada vez mais em tecnologias e na automatização dos seus processos. 

Indústria 4.0 e a automatização da indústria de laticínios.

A chegada da indústria 4.0 tem revolucionado a visão da indústria do leite e impulsionado o seu crescimento. A partir da utilização das novas tecnologias como ferramentas de otimização, que tornam os processos produtivos cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Além de facilitar o controle e o funcionamento dos laticínios de forma automatizada. Por isso, se você ainda não começou a investir em tecnologias para o seu laticínio.
Esse é o momento de planejar novas estratégias e de inovar ou seus processos!
Com o avanço das tecnologias e a indústria 4.0 chegando, quem não se reinventar ficará para trás.

Confira alguns dos benefícios de automatizar a sua produção!

Benefícios da automatização da indústria do leite

Aumento da visibilidade na cadeia de fornecimento por meio da rastreabilidade, permitindo maior controle sobre os alimentos e aumentando a segurança;

Máxima performance ao utilizar todo o conhecimento do processo produtivo (dados de produção) e eliminando a centralização da informação em pessoas;

Aprimoramento da gestão de indicadores;

Acesso às informações em tempo real e em qualquer lugar, gerando maior agilidade nas tomadas de decisão;

Com tantas mudanças tecnológicas, é importante saber o que priorizar e onde investir.
Ainda que o seu negócio não esteja preparado para grandes investimentos, como maquinários e robótica, é possível se planejar e começar com investimentos menores e que garantem retorno em pouco tempo.

Indústria 4.0 e a automatização da indústria de laticínios.

Sistema integrado ERP

Atualmente, existem vários tipos de sistemas de rastreabilidade e análise de produção. Compreendendo as mudanças e perspectivas de crescimento das Indústrias de Alimentos, a Atak Sistemas desenvolveu uma solução integrada para laticínios, o sistema ERP Atak
Nosso sistema permite a informatização de laticínios de pequeno a grande porte, integrando diversos processos, dados e informações como:

COLETA: Aplicação específica para criação de rotas e registro de coletas e não coletas.

INSPEÇÃO: Controle Laboratorial com registro das condições do produto; Células somáticas, lactose, teor de gordura e temperatura.

PRODUÇÃO: Formulação e composição do produto; Sequência de operação, mão-de-obra utilizada e posto de trabalho; Controle de estoque da produção do leite e seus derivados;

CUSTO: Formação do custo do produto acabado e valor do custo com base nas fichas técnicas dos produtos.

PROGRAMA DO LEITE: Também preparado para atender empresas que particpam dos programas do governo.

EXPEDIÇÃO: Integração total com balanças industriais; Verificação de validade e fabricação dos produtos processados; Rastreabilidade dos produtos recebidos enviados.

O benefício de investir em um sistema ERP como o da Atak é que além de integrar todas as informações e processos em um único lugar. Ele também coleta, organiza e apresenta as informações de forma estruturada,  facilitando a gestão e análises para tomada de decisões baseadas em dados.

Automatizando a produção

Automatizar aumenta a confiabilidade e eficiência do fluxo de fabricação e hoje já existem métodos que implementam um processo de produção automatizado, mas que permite a intervenção humana do começo ao fim. Ao diminuir a manipulação dos produtos há, consequentemente, menor risco de contaminação cruzada, tornando o processo mais seguro e de qualidade.

Rastreabilidade

A tecnologia consegue dar rastreabilidade de toda a cadeia produtiva do leite: desde a produção, armazenagem, transporte, entrega, testes de qualidade, gestão de estoque, pagamentos e comercialização, até chegar na mesa do consumidor.
Consegue também incluir, de maneira imediata e dinâmica, órgãos reguladores para certificar este processo dentro da plataforma.

Controle de Qualidade

O controle de qualidade é um ponto determinante, quando falamos da produção de alimentos em geral.
Foi pensando nisso que desenvolvemos um sistema para gestão dos programas de autocontrole, o EasyPAC. Criado para atender perfeitamente os P.A.C exigidos pela ISO, ABNT e o SIF. 

O EasyPAC auxilia empresas simplificando os processos de monitoramento, verificação e entrega de relatórios. Além de fornecer gráficos inteligentes para gestão de negócio, evitando perdas financeiras, burocracias ou erros.

Coleta de Leite

As linhas de coleta agrupam propriedades rurais, que podem ter regras de pagamento diferenciadas do leite. E cotas/metas de fornecimento mensal.
Na coleta são registradas as quantidades entregues em cada propriedade, e para a carga toda são registrados os índices de acidez, percentual de água no leite, células somáticas, lactose, teor de gordura e temperatura.
O cálculo/fechamento para pagamento do leite é fornecido pelos produtores rurais, com base em regras variadas, de acordo com a cultura de cada região produtiva.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção
Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.