Natalie Carvalho
Natalie Carvalho

Como o FIFO auxilia a sua Gestão de Estoque.

FIFO é a junção de siglas em inglês para a expressão “First in, First Out”, que em português significa: “primeiro a entrar”, “primeiro a sair”. Confira neste artigo como essa metodologia auxilia sua gestão de estoque!

O termo FIFO é muito utilizado na gestão de estoque e logística. Principalmente da cadeia de alimentos perecíveis, como a indústria da carne e do leite. Onde o estoque e a distribuição dos produtos exigem cuidados e estratégias específicas, que possam garantir a segurança, a qualidade e a entrega dentro do prazo da validade, até chegar ao consumidor final.

Além de evitar que o produto seja motivo de infecções e intoxicações nos seus consumidores.

Para que isso não ocorra é necessário a execução de um excelente planejamento, onde a saída do produto seja mais rápida, sem a necessidade de ficar armazenado no estoque durante muito tempo.

O FIFO propõe que o primeiro produto a entrar, seja também o primeiro a sair. Dessa maneira  os primeiros itens a serem adquiridos pela empresa, terão prioridade no momento da venda.

Como o FIFO auxilia a sua Gestão de Estoque.

O método exige que o primeiro alimento estocado saia mais rapidamente do armazém para que as empresas não deixem seus artigos perecíveis acondicionados durante muito tempo no almoxarifado. Esse sistema é utilizado para alimentos que vencem rapidamente e que precisam ter um giro mais rápido, e uma distribuição mais ágil. 

Quando se aplica o FIFO, o correto é realizar uma arrumação prévia, colocando a mercadoria antiga na frente, para estocar a nova de modo que essa sempre saia por último.

Com a utilização de um WMS, essa arrumação não precisa ser feita fisicamente, pois o sistema já identifica a data de entrada das mercadorias e cria as ordens automaticamente na hora da expedição.

Ao utilizar o sistema FIFO as empresas conseguem uma a rentabilidade mais elevada em relação ao balanço patrimonial, fazendo com que as taxas de produção acompanhem o rendimento do mercado.

É uma conta simples: se a empresa controla melhor o seu estoque, vendendo mais e desperdiçando menos, o lucro automaticamente será maior.

3 dicas importantes para armazenagem de alimentos perecíveis

A armazenagem dos alimentos perecíveis é essencial para garantir a  preservação física, química e biológica das mercadorias para que elas cheguem com a qualidade necessária até o consumidor final. Confira os principais cuidados que devem ser tomados durante a armazenagem de alimentos processados!

Cuidados com a embalagem

A embalagem é um dos fatores principais durante a fase de acondicionamento de alimentos. Esse cuidado deve ser tomado desde o processo de desenvolvimento da mercadoria, onde existe a preocupação com a estética e a praticidade, até os procedimentos de armazenagem e transporte para o centro comercial de destino.

Cuidados com a armazenagem

Além da preocupação com a logística e aproveitamento de espaço, é muito importante que seja dado atenção também ao local de recebimento e expedição e as condições de preservação dos alimentos perecíveis. Evitando qualquer tipo de risco de contaminação do produto armazenado.

Cuidados com o transporte

O transporte de alimentos é a parte mais vulnerável do processo, pois, normalmente, é onde os olhos dos gestores não alcançam. Uma boa saída para isso é criar estratégias que evitem problemas de manuseamento durante o embarque e desembarque, afinal, eles podem provocar a contaminação externa da mercadoria.

Também é importante que sejam tomados os devidos cuidados com as condições do veículo que vai realizar o transporte. Esse trabalho deve ter condições próprias de temperatura que permitam um acondicionamento correto dos artigos.

Mesmo com as dificuldades apresentadas durante essa etapa do processo, a tecnologia moderna permite que caminhões carreguem cargas frescas com refrigeração que proporcionam as condições de temperatura ideais.

Automação dos processos de gestão de estoque e logística

É imprescindível destacar que apenas a adoção do método FIFO não é suficiente para otimizar o trabalho em relação ao controle de validade. Nem sempre a mercadoria que chega depois tem o vencimento mais longo, por isso uma conferência detalhada é indispensável.
Ao utilizar ferramentas como sistemas de gestão Atak na automação da sua indústria, é possível acessar todas as informações referentes aos produtos, através da rastreabilidade, relatórios e análises de cada etapa da cadeia produtiva. Facilitando tomadas de decisão e estratégias assertivas.

Não há como negar o quanto o FIFO pode ser benéfico para uma empresa de logística. Porém, como qualquer sistema, ele só será efetivo se for implementado da forma correta e houver um intenso acompanhamento. 

Conte com os Sistemas Atak para garantir todo o controle e integração dos processos produtivos, de comercialização e distribuição dos produtos alimentícios da sua indústria. Permitindo através da coleta e gestão de dados, uma ampla comunicação entre todos os setores envolvidos nos processos.

Afinal, toda empresa que tem em mãos números atualizados do seu estoque sempre sofrerá menos com perdas e desperdícios. Aumente a rentabilidade e eficiência da sua produção com a Atak Sistemas.

Referência: https://blogdasegurancaalimentar.volkdobrasil.com.br/fifo-e-lifo-sistemas-de-armazenagem/

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção
Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.