Natalie Carvalho
Natalie Carvalho

Qual a importância da automação no futuro da indústria de alimentos?

Atualmente o Brasil é um dos países que mais produz e exporta alimentos no mundo. E estima-se que até 2025 ele chegue ao topo do ranking, como o maior produtor de alimentos do mundo.
Teremos um grande desafio pela frente, aumentar a produção de alimentos em até 70%, nos próximos 40 anos para atender uma população que será, segundo projeções da ONU, de 9 bilhões de pessoas em 2050.

Neste artigo refletimos, qual a importância da automação no futuro da indústria de alimentos?

Produzir alimentação para toda essa população, apesar de ser um grande desafio, também é uma grande oportunidade de crescimento para as Indústrias de Alimentos que visam isso. E já começam a se planejar para o futuro, investindo na automação dos seus processos de produção.

Automação Industrial no Brasil

As grandes marcas de alimentos do Brasil já estão investindo em tecnologia há alguns anos. E trabalham com boa parte dos seus processos produtivos automatizados. Porém os resultados da pesquisa realizada em 2020 pela  Associação Brasileira de Automação mostram que o número de indústrias que ainda não investem em tecnologia ainda é alto.

No Brasil 68% das Indústrias investem em automação. Acompanhe, a seguir, os principais resultados do Índice de Automação de Indústrias 2020!

porcentagem de automação nas fábricas do Brasil

Logística

Entre as soluções tecnológicas relacionadas à logística, o Índice de Automação aponta que as mais usadas são:

  • – Nota Fiscal via Sistema – XML (95%);
  • – Código de barras (82%);
  • – Sistema de identificação única (80%);
  • – Recebimento de mercadoria via sistema (74%);
  • – Comunicação com fornecedores via sistema (73%).

Outros processos também ganham destaque pela adesão à automação, a exemplo da rastreabilidade do produto na cadeia de abastecimento, realizada por 61% das indústrias.

Leia também: Os 4 melhores tipos de rastreamento para entregas

Sistemas

O estudo mostra que 74% das indústrias utilizam soluções tecnológicas para gestão, sendo que, deste total, 89% são adquiridas no mercado, também conhecidas como soluções “de prateleira”. O sistema de gestão está cada vez mais integrados com outras áreas da empresa, como:

O QUE É AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Automação industrial é o processo pelo qual a indústria vem implantando novas tecnologias A automação é fruto de investimentos em novas tecnologias visando otimizar a forma como as coisas são feitas na indústria.

Em cada setor onde a automação industrial  foi implementada, houve um aumento de velocidade de produção. Além disso, a automação tem como objetivo principal:

  • – A diminuição no número de falhas no processo;
  • – Falhas que são causadas pela ação humana.

Existem variados investimentos que podem ser feitos para implantar a automação nos processos da indústria alimentícia.
As opções vão da compra de sistemas a investimentos em equipamentos e máquinas mais modernas, automatizados e até robotizadas.  

Além de diversas soluções em tecnologia, como softwares para gestão e automação de todos os processos de produção de alimentos. Da gestão, a aquisição da matéria-prima até a distribuição dos produtos.
Investir em um sistema de ERP, por exemplo, é uma forma de automatizar etapas da gestão, integrando diversos setores em uma única solução.

ETAPAS PARA AUTOMATIZAÇÃO DA INDÚSTRIA 

Nível 1 – Chão de fábrica

Nesse nível é onde fica o maquinário, a parte palpável da automação. Podemos dizer que, é aqui que o processo está realmente vivo e acontecendo, o coração do negócio. É no chão de fábrica que as matérias-primas são transformadas em produtos semiacabados e produtos acabados.

Se o chão de fábrica não for bem otimizado, sua empresa pode ter problemas como:

  • – Perda de produtividade de operadores e máquinas;
  • – Não conseguir medir o custo e o tempo de produção dos seus produtos;
  • – Não conseguir localizar ordens de produção no chão de fábrica;
  • – Não ter controle da produção diária.

Conheça o Frigosoft da Atak! Uma solução desenvolvida para os controles do processo produtivo de toda cadeia de alimentos. E principalmente para o segmento de frigorífico, especialidade da marca.

Nível 2 – Controle de qualidade de processos

O controle de qualidade pode ser feito manualmente, por pessoas ou de forma automática, por um equipamento específico, como os dados coletados e organizados em bancos de dados.  

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Controle-de-Qualidade-NAs-Suas-Maos-1024x1024.png
Conheça o EasyPAC! O EasyPAC é um software moderno, desenvolvido para automatizar a gestão do controle de qualidade, de qualquer tipo de negócio.

O controle dos PAC, por exemplo, pode ser feito através de uma simples solução, que promete integrar todos os dados das inspeções de forma muito mais rápida e segura, através de um tablet, facilitando a gestão de qualidade da sua produção.
Por meio de um sistema web de gerenciamento e um aplicativo para registro de monitoramentos, você será capaz de automatizar processos que, muitas vezes, são feitos em papel e planilhas complexas.  De acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores. 
A melhor solução para seu PAC é simples, é EasyPAC! 

De acordo com o tipo de automação e de indústria esse controle pode ser centralizado. Isso quer dizer que, apenas um centro de controle de qualidade pode cuidar de várias fábricas que tenham o mesmo tipo de produção.

Leia também!  5 razões para automatizar o controle de qualidade

Nível 3 – Supervisão e as ordens de trabalho

Nesse nível acontece a supervisão e as ordens de trabalho, aqui é onde fica o banco de dados de tudo que está sendo feito, em processos diferentes no nível 1.

Aqui são adicionadas as ordens de produção para diferenciar, por exemplo, quais produtos vão ser feitos utilizando as mesmas máquinas numa fábrica.

Nível 4 – gerenciamento e  planejamento da produção

Esse é o nível do gerenciamento e do planejamento da produção. Daqui saem as ordens de trabalho para que quem estiver no nível 3 saiba o que precisa ser feito. Cabe então ao Nível 3 fazer as preparações para que isso aconteça.

Aqui é onde acontece também o controle da matéria prima. Esse é o nível responsável por controlar de forma eficiente os recursos da fábrica para que a produção não seja prejudicada. Além disso, para que as máquinas não sejam danificadas por mau uso ou uso em excesso.

Nível 5 – Setor de administração da empresa

Como o próprio nome já diz, aqui é o setor de administração da empresa e também o setor de vendas. A partir desse setor se originam os pedidos e onde todo o processo realmente ganha vida.

A administração e o setor de vendas são ambos responsáveis por movimentar a produtividade e a economia da empresa como um todo.

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Automação em 2017.

Pelo menos 54% das empresas possuíam um sistema de gestão e, destes, 91% estão integrados com todas as áreas das empresas

A Atak Sistemas é especialista em sistemas e soluções para a Indústria de Alimentos. 

E conta com o sistema ERP Atak para atender os processos de gestão, administrativa  e comercial, de produção e distribuição. Conheça nossas soluções aqui! 

Através de estudos e projeções, cada indústria deve analisar as possíveis automações dentro de sua realidade financeira e produtiva. Considerar esses aspectos é fundamental para que o investimento seja assertivo e traga maior rentabilidade e crescimento para o negócio. Evitando qualquer tipo de desperdício ou acúmulo de dívidas e despesas.


Para isso, trace um planejamento de como e quando começará a investir em estrutura tecnológica para atender as demandas de um futuro não tão distante. Afinal é necessário manter um olhar inovador para tudo o que for ligado a rentabilidade e otimização da produção de alimentos.

O futuro será promissor principalmente para os que estiverem melhor preparados para ele, os que não estiverem, infelizmente ficarão para trás. Inove e automatize!

Quer entender melhor nossos sistemas e conhecer nossas soluções para os processos de produção da indústria de alimentos?
Fale com uma de nossas consultoras! 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção
Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.