Natalie Carvalho
Natalie Carvalho

Indústria 4.0 e as transformações na Indústria de Alimentos

Confira nesta edição o que é a Indústria 4.0 e quais as transformações na Indústria de Alimentos! Será que sua empresa está preparada para viver o que é considerada a quarta revolução industrial?

O avanço da tecnologia nas últimas décadas tem sido o principal responsável pelas grandes mudanças que vêm acontecendo na Indústria de alimentos. Influenciando através da transformação digital o alcance de grandes resultados na produção e distribuição de alimentos. Além de maior controle de custos e rendimentos.
Essa revolução é considerada a quarta revolução industrial. Antes dela o mundo industrial teve outras três fases de revolução, são elas:

Primeira Revolução Industrial

Foi no século XVIII que começaram os conceitos de manufatura automatizada, em 1792 tivemos a primeira revolução industrial com a criação da máquina a vapor.

Segunda Revolução Industrial

A brilhante invenção da lâmpada incandescente em 1879 pelo Thomas Alva Edison marcou a segunda revolução industrial. Com energia elétrica disponível foi realizada a substituição do vapor de água pela energia elétrica na produção industrial. Surge na segunda revolução o taylorismo: racionalização do trabalho e a produção em massa, que foi impulsionada pelo uso da eletricidade (TAYLOR, 1987). 

Terceira revolução industrial

Após a segunda guerra mundial (1939-1945) tivemos novas tecnologias com o propósito de reduzir a participação humana no processo de produção, incluindo componentes eletrônicos nas máquinas, CLP’s (Controladores lógicos programáveis) e robôs. Nasce o sistema Toyota de produção, que consiste na “completa eliminação de todos os desperdícios”, desta maneira, os produtos são produzidos conforme a demanda de mercado. 

Quarta revolução industrial ou Indústria 4.0

A quarta revolução industrial, que foi chamada de indústria 4.0; Tem como foco o desenvolvimento de processos e produtos mais autônomos e eficientes, e ainda customizar a produção, logística e processos. Na Indústria 4.0 tudo se conecta e a internet industrial é fator determinante para toda a comunicação em tempo real funcionar.

Os princípios da indústria 4.0 

Capacidade de operação em tempo real: Coletar as informações e acionar os responsáveis para a operação em tempo real possibilitam tomadas de decisão assertivas e no momento certo. 

Virtualização: a possibilidade de ter uma cópia virtual de todas as informações, dados e processos das fábricas. Com a presença de sensores distribuídos na planta torna possível controlar e rastrear remotamente todos os processos.

Descentralização: As máquinas inteligentes e com autonomia realizam ajustes sem a intervenção humana. Atividades como acelerar a produção, reduzi-la, ou até mesmo, encerrar seu funcionamento, são feitas sem a intervenção humana.

Orientação a serviços: É o desenvolvimento de softwares customizados direcionados aos serviços da indústria 4.0, proporcionando uma maior flexibilidade e melhor usabilidade quando as soluções são integradas. 

Modularidade: A modularidade flexibiliza o processo de produção, podendo acoplar e desacoplar os módulos produtivos entre si. Ela permite ações rápidas para atender a demanda dos clientes em menor custo e tempo.

Interoperabilidade: É a comunicação e troca de informações entre sistemas ciberfísicos, operadores humanos e fábricas inteligentes.

O que tem de diferente na Indústria Alimentícia 4.0 

Muitas mudanças positivas já podem ser observadas na Indústria 4.0. Confira abaixo alguns exemplos de como a tecnologia está transformando a indústria de alimentos e bebidas:

Rastreabilidade – A indústria de alimentos 4.0 faz a conexão entre o campo e a mesa do consumidor. No modelo da fábrica inteligente é possível realizar o rastreamento completo do produto, acompanhando da origem da produção, etapas de fabricação e distribuição, até a entrega ao cliente. Com esse recurso, a empresa consegue otimizar o inventário, proteger contra a falsificação e controlar, inclusive, lotes específicos.

Raio X – O Raio X chega como uma alternativa mais eficiente para identificar contaminantes físicos (como fragmentos de metal, vidro, plástico, osso ou fio de cabelo) durante o processo produtivo. Além de detectar substâncias indesejáveis, o equipamento ganha destaque pela capacidade de informar defeitos na embalagem, peso, trincas e itens incompletos. A ferramenta de inspeção por Raio X se tornou um grande aliado no controle de qualidade. 

LEIA TAMBÉM: 5 Razões para Automatizar o Controle de Qualidade

Gestão de qualidade – Na era da manufatura avançada, as máquinas inteligentes ficam encarregadas pelas atividades repetitivas da fabricação. Os robôs garantem a uniformidade do material, preveem possíveis falhas, corrigem os erros automaticamente e informam com precisão todos os dados referentes à produção. 

Conte com a nossa solução EasyPAC para automatizar seu controle de qualidade, simplificando os processos de monitoramento, verificação e entrega de relatórios. Por meio de um sistema web de gerenciamento e um aplicativo para registro de monitoramentos, faça todo o controle de qualidade de forma ágil e registre dados que se transformarão em gráficos e relatórios Business Intelligence. Registre dados e transforme em resultados de forma rápida!

Embalagens –  Na quarta revolução as embalagens são inteligentes e ganham novas funções. Além de disponibilizar as informações, elas passam a contribuir com a conservação dos alimentos. Por exemplo, o pacote pode liberar substâncias para absorver os organismos que aceleram a degradação do alimento. Outra vantagem é a possibilidade de analisar as condições do produto sem precisar abrir o pacote.

Melhor planejamento da fábrica – Toda linha produtiva é projetada e testada virtualmente. Após a aprovação e confirmação de que o projeto atende às necessidades da empresa, passamos a ideia para o mundo real. Nesse modelo, as fábricas são construídas de forma mais rápida e com menos custos.

Uma conclusão podemos tirar deste artigo, as tecnologias disponíveis hoje permitem que você gerencie sua empresa com eficiência, reduza custos que não são visíveis e melhora consideravelmente a produtividade.

ATAK SISTEMAS  É EFICIÊNCIA PARA SUA INDÚSTRIA 4.O

A Atak Sistemas investe há 28 anos em tecnologia voltada para a Indústria de Alimentos. Tornando-se especialista nos processos produtivos do segmento.  E possui em seu portfólio soluções e sistemas integrados, e preparados para atender a Indústria 4.0. 

Temos sistema como o FRIGOSOFT, por exemplo,  que automatiza todo o processo industrial, garantindo rastreabilidade e padronização dos produtos de acordo com as normas do Ministério da Agricultura. Desde o beneficiamento até a emissão da nota e entrega. Além de integração com equipamentos como: balanças, leitores, coletores, sensores e impressoras térmicas. E muito mais!

Quer conhecer melhor nossas soluções em sistemas e aplicativos para sua Indústria?
Fale com uma de nossas consultoras agora!  Eficiência de negócio é com a ATAK!
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção
Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.