Natalie Carvalho
Natalie Carvalho

Confira 7 práticas para tornar seu negócio mais sustentável!

  • Hoje dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E também é o último dia da Semana Nacional do Meio Ambiente, que começou dia 1 de junho.  O objetivo dessa semana tão importante é apoiar discussões sobre o tema e promover ações de incentivo a proteção e preservação do meio ambiente.

As práticas voltadas para uma gestão empresarial sustentável estão cada vez mais em evidência e se fazem necessárias.
Sua empresa já começou a reavaliar a forma que vem trabalhando suas práticas? Confira neste artigo 7 práticas para tornar seu negócio mais sustentável!

Adotar ações em prol da sustentabilidade do planeta pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Além de não agredir o meio ambiente, ela pode:

  • – Reduzir os custos de produção;
  • – Melhorar a produtividade;
  • – Agregar mais valor à marca;
  • – Conquistar a confiança do consumidor, que tende a adquirir produtos de marcas que possuem propósitos comuns com suas atitudes pessoais.

A primeira coisa que vemos no mercado na hora de comprar um produto  é a embalagem. E apesar da sua função de proteger o alimento, por exemplo, ela é responsável por causar grande impacto ao meio ambiente.

Por isso, trocar as embalagens convencionais pelas embalagens sustentáveis, feitas à base de alcoolquímica e materiais biodegradáveis, demonstra a preocupação da sua marca em evitar danos ao meio ambiente.

A principal vantagem das embalagens sustentáveis é que elas são 100% recicláveis.

2- Elimine os agrotóxicos

Para as fábricas que trabalham com produtos agrícolas, como frutas, verduras e legumes, é interessante pensar em maneiras de diminuir o uso de agrotóxicos durante o cultivo dos alimentos.

Já as fábricas que usam estes tipos de alimentos como matéria-prima, podem pensar em alternativas para adquirir matérias-primas de fornecedores que usam pouco ou nenhum agrotóxico no cultivo dos alimentos.

3- Reaproveite água

A quantidade de água que é utilizada na cadeia de produção de uma fábrica é alarmante. Para isso, é preciso que você, enquanto gestor de uma indústria de alimentos, adote práticas de racionalização, reaproveitamento e consumo consciente da água.

Uma prática que é muito comum entre as fábricas sustentáveis é o tratamento da água industrial. Esse processo recupera a qualidade da água utilizada durante a fabricação dos alimentos. Posteriormente, a água é usada para lavar o pátio, as peças, os banheiros e em torres de resfriamento.

4- Diminua o consumo de energia elétrica

O consumo de energia elétrica das indústrias é um dos maiores vilões para o meio ambiente. Por isso, vale a pena investir em ações para reduzir o consumo de energia. 

  • Para isso, você pode:
  • – Apostar em equipamentos com maior eficiência de consumo;
  • – Investir em fontes de geração de energia solar ou outras fontes de energia sustentável;
  • – Desligar aparelhos que não estão sendo utilizados no momento;
  • – Colocar sensores de presença em locais onde não há presença constante de pessoas, como corredor e banheiro;
  • – Usar lâmpadas de LED.

5- Recicle o que for possível

O plástico, o vidro e outros materiais muito utilizados na indústria de alimentos podem ser reciclados e reutilizados, tanto para serem aplicados em outras ações da fábrica, quanto para serem destinados para outros setores.

Lembrando que mesmo reciclados ou reutilizados, estes materiais devem estar livres de qualquer tipo de contaminação.

6- Faça coleta seletiva

Se for possível, implemente um processo para separar o lixo de acordo com suas características.

A coleta seletiva, além de facilitar a reciclagem dos materiais que não vão ser mais utilizados pela sua fábrica, reduz a quantidade de lixo que é enviada para os aterros.

Ao adotar a coleta seletiva, não esqueça de fazer uma parceria com uma associação ou empresa de reciclagem, para que esta possa recolher o material.

7-  Redução de consumo de papel.

Quantos papéis sua empresa utiliza por mês? Investir na automatização dos seus processos, como na utilização de softwares e aplicativos que transformem a gestão realizada no papel para o digital, evita um grande desperdício de papel e aumenta a rentabilidade do seu negócio.

Conheça o EasyPac. Um software moderno, desenvolvido para automatizar a gestão do controle de qualidade de qualquer tipo de negócio. Por meio de um sistema web de gerenciamento e um aplicativo para registro de vistorias, você será capaz de automatizar processos que, muitas vezes, são feitos em papel e planilhas complexas. 

Atitudes como essas podem parecer pequenas, mas são muito importantes para a transformação da nossa cultura social. Empresas não devem focar apenas em lucros e resultados. 

Precisamos compreender o impacto das atividades e como sua presença em meio à sociedade afeta, para bem ou para mal, tudo que está ao seu redor.

Se comprometer e contribuir através de ações para a preservação e proteção do meio ambiente também é responsabilidade empresarial. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção

Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato
    com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.