Daiane Scareli
Daiane Scareli

Veja como trazer mais sustentabilidade para a Indústria de Alimentos!

Sustentabilidade para a Indústria de Alimentos

Sustentabilidade é fundamental para a indústria de alimentos. Saiba como aplicá-la em seu negócio!

Introdução

Hoje em dia, é muito importante e necessário que a sustentabilidade esteja presente em todos os segmentos de mercado. Aderir a práticas sustentáveis em seu negócio é cada vez mais um pré-requisito para que os clientes queiram conhecer o seu produto ou serviço, além de fidelizá-los. Qualquer negócio pode se beneficiar em ter práticas sustentáveis, inclusive a Indústria de Alimentos.  

A sustentabilidade para a Indústria de Alimentos é cada vez mais relevante. Os consumidores estão mais conscientes e buscam empresas que sejam politicamente corretas, sobretudo em relação ao meio ambiente, à diversidade e à inclusão. Por esse motivo, todos os aspectos da sustentabilidade devem ser considerados na indústria. 

E o conceito de sustentabilidade está gradativamente mais amplo. Para um negócio ser sustentável, ele precisa não apenas se preocupar com o impacto que gera ao meio ambiente, mas também com o impacto que gera nas pessoas e no meio em que está inserido. Dessa forma, é muito importante estar atento ao que as pessoas estão considerando importante, além de entender o porquê. Afinal, sustentabilidade não pode ser apenas sobre vendas, deve ser genuinamente uma mudança no DNA da empresa para ter o menor impacto negativo no mundo. 

Mas o que é, de fato, a sustentabilidade? E como levar a sustentabilidade para a Indústria de Alimentos de forma financeiramente viável, que faça bem para o meio ambiente e que atraia mais clientes? Tire todas essas dúvidas neste artigo! 

Entendendo melhor o conceito de sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito relativo ao uso racional de recursos naturais, com minimização dos impactos à natureza. Isso significa que desde a produção, até o administrativo e o descarte do produto, vão ser voltados para minimizar os efeitos negativos ao meio ambiente. São processos livres de papel, produção sem impactos nocivos ou com redução das ações na natureza, e produtos biodegradáveis, retornáveis ou que possam ser reciclados para que o ciclo não se encerre no descarte. 

Assim, o conceito de sustentabilidade está ligado desde a produção até o seu posterior descarte, sendo também importantes as políticas e as decisões da empresa para que ela seja considerada sustentável. 

Atualmente, a sustentabilidade é analisada do ponto de vista econômico, social e ambiental (também conhecido como ESG, sigla do inglês para tratar desses termos). Isso significa que o conceito é visto não apenas como um bem para o meio ambiente, mas também para as pessoas e para a saúde financeira dos negócios. 

É possível ter uma Indústria de Alimentos mais sustentável?

Sim! É possível trazer a sustentabilidade para a Indústria de Alimentos de forma financeiramente viável, que seja boa para o meio ambiente, para as pessoas e para o sucesso do seu empreendimento. Para isso, há várias ações que podem ser adotadas, desde a cadeia de suprimentos até o tratamento do descarte que podem ajudar a indústria de alimentos a ser mais sustentável para um futuro melhor da própria indústria e do mundo. 

E essa postura é importante não só para os resultados financeiros, mas também para garantir que o meio ambiente consiga lidar com a demanda das indústrias a longo prazo.

Importância da criação de um plano de sustentabilidade industrial

Criar um plano de sustentabilidade industrial é indispensável para a manutenção do seu negócio. A sustentabilidade na indústria é cada vez menos um diferencial e cada vez mais um requisito básico para que as pessoas consumam seus produtos. Com a indústria consumindo mais recursos do que a natureza consegue regenerar, é importante ter um plano de sustentabilidade industrial para que se tenha recursos para a produção. 

Além disso, implementar políticas de sustentabilidade para a Indústria de Alimentos também é fundamental para atrair mais clientes, trazer mais saúde financeira para o seu empreendimento e ter melhores resultados. Ou seja, são apenas benefícios em se fazer um plano de sustentabilidade industrial!

05 Ações sustentáveis para adotar em sua Indústria de Alimentos

Para implementar um plano de sustentabilidade industrial em sua indústria de alimentos, há alguns passos básicos que podem te ajudar. São ações simples que possibilitam à indústria se tornar mais sustentável. Confira 05 ações que vão te trazer bons resultados:

1. Reduzir o impacto da produção agrícola

Para pensar em sustentabilidade para a Indústria de Alimentos, é indispensável buscar práticas de plantação, alimentação e criação menos agressivas ao meio ambiente, que preservam as águas e o solo, por exemplo, e que tenham menor impacto ambiental.

2. Buscar melhores práticas no processamento de alimentos

A produção e o processamento de alimentos podem ser um grande produtor de poluição ambiental. Por isso, buscar melhores práticas, equipamentos e tecnologias para reduzir a poluição é indispensável.

3. Atentar-se a embalagem e descarte

Como o seu produto chega ao consumidor? A embalagem e a forma de descarte do seu produto também farão toda a diferença no seu plano de sustentabilidade e no aceite do seu produto pelos clientes que estão buscando opções sustentáveis. 

4. Cuidar dos processos de distribuição e uso

A distribuição também tem grande impacto ambiental. Portanto, a indústria alimentícia deve buscar formas não-predatórias e não-agressivas ao meio ambiente para se tornar mais sustentável.

5. Reduzir o  uso de papel

Adotar soluções inteligentes de gestão é indispensável para reduzir o consumo de papel e tornar a indústria mais sustentável. Sendo assim, contar com recursos tecnológicos para a otimização de armazenamento de dados e automatização dos processos referentes ao controle de qualidade, ocasionam 100% de ruptura com o papel.

O EasyPAC é a solução ideal para você abandonar as pilhas de papel em sua Indústria de Alimentos e se tornar mais sustentável!

Com o EasyPAC, você terá controle total de qualidade da sua indústria de alimentos! Sem planilhas complexas e sem papeladas. Dê o primeiro passo para ter uma indústria sustentável com dados, informações e gráficos inteligentes que vão te ajudar a ter uma melhor gestão e a implementar a sustentabilidade para a Indústria de Alimentos. Com um custo competitivo e qualidade, você terá melhores resultados e entenderá como impulsionar a sua indústria.

Não perca mais tempo. Dê o primeiro passo para uma indústria sustentável com o EasyPAC!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira mais postagens

Suporte / Manutenção
Plantão e Suporte

A partir das
18h01 da sexta às 07h59 da Segunda

(44) 2101 – 5657

(aguarde pelo atendimento após escutar toda a gravação da mensagem).

Atenção: ao utilizar o Plantão, independentemente da causa ou tipo de ocorrência, todos os atendimentos serão 100% faturados via Ordem de Serviço. Pelo fato de ser cobrado, é pertinente que o plantão seja utilizado somente para ocorrências críticas com prioridade máxima, deixando outras ocorrências para serem atendidas pelo Suporte Help Desk dentro do horário comercial.

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta,
das 8h às 12h, e das 13h30 às 18h

(44) 2101 – 5657
(44) 9 9829 – 9315

Ligamos para você!

Preencha o formulário com seu dados e aguarde nosso contato.

    A ATAK SISTEMAS precisa das informações de contato que você nos fornece para entrar em contato com relação a produtos e serviços. Dúvidas, consulte nossa Política de Privacidade.